18 de outubro de 2013

Um gigante adormecido: AC Milan


11 inicial na final da Champions de 2002/03.
AC Milan x Juventus 0-0 (2:3 g.p.)
2002/03 e 2006/07, duas épocas chaves para o AC Milan. Foram nessas épocas que o emblema de Milão conquistou os últimos dois grandes troféus a nível Europeu. Eram tempos em que o futebol italiano estava em alta, um dos mais temidos por toda a Europa. Em 2002/03 o AC Milan derrotou a poderosa Juventus na marcação da grandes penalidades. O emblema de Turim que contava com jogadores consagrados como Ferrara, Zambrotta, Lilian Thuram, Camoranesi, Edgar Davids, Del Piero, David Trezeguet e mesmo com o... actual treinador da Juve, Antonio Conte. Porém do outro lado estava um Milan ainda mais forte (ver imagem ao lado). Uma defesa intransponível, um meio campo super trabalhados e cheio de raça e um ataque... um ataque fulminante e do mais oportunista que já se viu. Já para não falar que tinha um banco de luxo composto por jogadores como Abbiati, Cosmin Contra, Fernando Redondo, Ambrosini, Leonardo ou ainda Rivaldo. Uma equipa que deixava os treinadores adversários fora de sí, tamanha era a qualidade do futebol e à raça e entrega que os jogadores tinham. Uma verdadeira equipa italiana.



11 inicial na final da Champions de 2006/0.
AC Milan x Liverpool 1-2
4 anos mais tarde, em 2006/07, os Rossoneri voltariam a conquistar a Champions, e mais uma vez sobre o comando do técnico Carlo Ancelotti, actualmente no Real Madrid. Com apenas ligeiras alterações, a equipa de Milão pautava pela permanência dos elementos chave. Jogadores como Kaladze ou Costacurta que não caminhavam para novos, davam lugar aos não tão velhos Marek Jankulovski e Massimo Oddo. No meio campo apenas uma alteração, tal como no ataque onde aparecia Kaká que viria a conquistar a Bola de Ouro no final do ano.

Foram anos de ouro, porém hoje em dia o emblema de Milão é apenas uma pequena amostra do que foi à não muito tempo. O abandono de jogadores influentes, tanto na defesa, como no meio campo como no ataque revelaram-se letais. Na passada temporada o clube classificou-se para a Champions depois de muita luta, batendo a Fiorentina por 2 pontos. Este ano porém as contas ainda mais complicadas, com os Rossoneri a somarem apenas 8 pontos em jogos, estando a 13 da líder Roma. Desde logo o numero de italianos tem descido drasticamente, e com isso também a mentalidade que traziam os jogadores italianos. Neste momento o clube deposita grandes esperanças em jovens como Mattia De Sciglio, Balotelli, M’Baye Niang ou El Shaarawy, porém falta maturidade ao plantem, e claro coerência. O 11 inicial raramente é repetido, um jogador que jogou ontem, sabe de antemão que se jogar amanhã terá x jogadores diferentes ao seu lado. Uma equipa necessita de rotinas, de conhecer a maneira como todos os intervenientes jogam, algo impossível com tamanha rotatividade. Que directrizes deverá o Milan seguir para regressar aos anos dourados? Terá Silvio Berlusconi de abrir os cordões à bolsa? Terá Massimiliano Allegri de abandonar o barco? Terá o clube de fazer regressar jogadores da velha guarda, mesmo que seja para integrar a equipa técnica e assim incutir uma mentalidade lutadora e ganhadora aos jovens jogadores? 

Sem comentários:

Enviar um comentário